Diário de Campanha

Se porém fosse portanto

O Brasil, vocês queridos leitores e idolatradas leitoras, não precisam mais de notícia, elas pululam! Caem na nossa sopa e no nosso chope. E notícias daquelas pra gente dar festa com Champagne. Pena não termos mais dinheiro nem para um chope com água de volume morto.

É tanta notícia sobre o buraco do Brasil, o fundo do buraco do Brasil e o Brasil no fundo buraco, tentando fugir do Japão e subir à superfície – não, não é uma alusão à tragédia com Domingos Montagner – que, em vez de notícias, precisamos mais é brincar com elas, entendê-las, fazer a semiótica da parafuseta e explicar a rebimboca.

Nada mais óbvia, porém alvissareira, que a capa de O Globo de quinta-feira, 18 de setembro de 2016!

“Lava-Jato: Lula era o ‘Comandante Máximo’ do Esquema Criminoso”. Na verdade, o título fala de esquema criminoso e não do esquema criminoso. Do, pra mim, é mais definitivo.

Só um brasileiro, entre 200 milhões, não sabia que Lula era o Comandante do Cangaço: Lula!

Eu, por exemplo, sei disso desde 2002, antes dele nascer. E tenho provas escritas.

Abaixo do título em O Globo, temos duas chamadas: “Petista (Lula), dona Marisa e mais 6 são denunciados no caso do Triplex”. “Defesa do ex-presidente diz que a acusação é ‘deplorável espetáculo'”.

A defesa do ex-presidente, como sempre, é tão ridícula, que nem merece comentário. Esta defesa precisa de, no mínimo, um curso de criatividade. Precisa ser, no mínimo, mais criativa que a contabilidade da Dilma.

A primeira chamada é rica em pérolas.

“Dona Marisa”… A Galega (apelido carinhoso e erótico dado por Lula que já avisou à torcida do Corinthians: “A coisa que eu mais queria na vida, quando casei com minha Galega, era um filho. Ela engravidou logo no primeiro dia do casamento, porque pernambucano não deixa por menos”. Grelo duro em útero complacente, tanto bate…

Rapidamente, sem consultar o Google, qual foi o legado deixado por esta esplendorosa primeira dama?

1) Na Medicina, incentivo ao Botox e aos milagres da cirurgia plástica.

2) Na Botânica, o canteiro em forma de estrela do PT que ela literalmente plantou nos jardins do Alvorada.

3) Na Moda, o maiô branco com uma puta estrela vermelha na barriga, durante férias na praia da Base Naval de Aratu – a rima é boa… – na Bahia.

4) Na Diplomacia, o pedido de cidadania italiana para ela e prole, sem nem falar italiano, sem saber onde fica a Itália e sem vergonha na cara de peroba; uma lição de amor à pátria ou antecipação de exílio?

5) Em comportamento, a cara de primeira-dama mais traída que Jackie Kennedy e Hilary Clinton, juntas.

6) Em Boas Maneiras,  o conselho para que os manifestantes contra o PT enfiassem as panelas no c…

7) No Meio Ambiente, os cisnes que ela comprou para os netos brincarem na lagoa do sítio de “amigos” em Atibaia.

8) Na Arquitetura, as fotos dela invadindo triplex alheio. Sim porque, se o apartamento não era deles, o que ela estava fazendo lá? Batendo uma laje, com pedreiros suados de camisa xadrez?

Gente que faz! Gente da melhor qualidade esta Galega!

Graças aos céus acho que nunca nem ouvi a voz dela!

No mais, o que acho de Marisa Letícia, vou guardar para rir com o Gabriel Azevedo, quando ele tiver tempo, espaço e calma para um whisky. E pra animar a conversa, vamos falar também do Reginaldo que, “Cândido de Voltaire” ou muito cara de pau, tem o desplante de ser candidato à PBH, pelo PT. Lição de otimismo.

Para terminar, voltemos ao título de O Globo, repleto de meandros.

Lula, Comandante Máximo do Esquema Criminoso, da “Propinocracia”! “General, Maestro da Orquestra Criminosa”, imagino o repertório…

Líder de esquema criminoso é o chefe da quadrilha, da formação de quadrilha, bandoleiro. “Capo di tutti capi”. Poderoso Chefão, sem um pingo do charme e talento de Marlon Brando.

A sutileza de Comandante Máximo portanto é mais embaixo. Comandante do Cangaço era Lampião. Comandante era Che Guevara e é Fidel Castro. E Fidel também é Líder Máximo… Comandante Máximo…

Estes ditadores sanguinários sempre acolhem títulos engraçadíssimos. Hitler era O Führer. Mussolini era Il Duce. Stálin era oGuia Genial dos Povos e O Pai dos Povos; Mao era O Grande Timoneiro; François Duvalier era Papa Doc, Idi Amim Dada,O Talhante de Kampala, Senhor do Horror e Carniceiro da África; Nicolae Ceausescu, Gênio dos Cárpatos; Pol Pot… Não consegui descobrir o apelido dele, mas, com um nome destes, precisa?

No mais, outros apelidos pro Lula vou guardar para rir com o Gabriel Azevedo, quando ele tiver tempo, espaço, calma e um whisky. E pra animar a conversa, vamos contar aquela piada do papagaio petista, anão, grávido e português que nasceu na Argentina

ps: Se Lula era o Comandante, Dilma era a Comandanta?

Social