Boatos

Inquérito no Ministério Público

Em 2011, uma matéria jornalística equivocada, que o próprio jornal já removeu de seu portal, acusou Gabriel de estar acumulando ilegalmente atividades na administração pública, como Subsecretário da Juventude do Estado de Minas Gerais, com as atividades de administração de empresas privadas e líder partidário.

Na mesma semana da publicação da reportagem, o próprio Gabriel fez todos os esclarecimentos necessários, demonstrando que não havia nenhuma irregularidade em seus atos, conforme pode ser visto aqui.

Ainda assim, uma denúncia anônima gerou a abertura de um inquérito civil do Ministério Público de Minas Gerais, para investigar as condutas descritas na reportagem, e ainda foi além, discutindo uma possível irregularidade com a acumulação do cargo público com o exercício de direção do Clube Atlético Mineiro.

A própria investigação confirmou que todas as denúncias eram falsas e que Gabriel não cometeu nenhuma ilegalidade.

Viagem durante a Jornada Mundial da Juventude

Em 2013 o Clube Atlético Mineiro foi campeão da Copa Libertadores da América. Na mesma época do título, estava ocorrendo no Rio de Janeiro a Jornada Mundial da Juventude, na qual Gabriel representava o Estado de Minas Gerais como Subsecretário da Juventude.

No dia da final, 24 de Julho de 2013, Gabriel voltou do Rio de Janeiro para assistir presencialmente o jogo do Galo. Cabe ressaltar que na mesma data o Papa Francisco se dirigiu a São Paulo, não havendo eventos oficiais. A sua presença no Mineirão ocasionou uma denúncia anônima ao Ministério Público, para averiguar a legalidade do recebimento de diárias no Rio de Janeiro enquanto ele se encontrava em Belo Horizonte.

Ocorre que todas as diárias foram pagas de acordo com a legislação da época, a perícia contábil chegou a esta conclusão e procedeu com o arquivamento do inquérito.

Social